Reputação e imagem são dois conceitos distintos mas há quem os confunda.
Talvez porque ambos se referem à forma como percecionamos uma dada identidade (pessoa, organização, cidade, país, etc.). Mas o tempo e a consistência das impressões ditam a diferença.
A imagem pode construir-se a partir de pouca informação e num primeiro contacto, enquanto a reputação resulta de um processo mais longo de interação e relacionamento, bem como de informação mais consistente. Uma imagem pode formar-se em minutos, enquanto a reputação pode levar anos a ser construída ou nem sequer ser alcançada.
Uma pessoa ou organização alcança o patamar da reputação quando passa a ser conhecida e reconhecida por determinadas características, atitudes e comportamentos que mantém ao longo do tempo. A reputação representa a consolidação da imagem.
Portanto, se pretendermos conhecer a nossa imagem e reputação no mercado, devemos perguntar-nos (1):
• Como somos percebidos? (imagem)
• Como somos percebidos no tempo? (reputação)
Se as perceções forem neutras ou negativas, algo tem de ser feito para melhorar a imagem. Se as perceções forem positivas, o objetivo é tornar a imagem estável e duradoura a fim de se alcançar, mais cedo ou mais tarde, a boa reputação. Uma vez alcançada a boa reputação, o grande desafio é mantê-la, pois “quando se perde, custa muito recuperá-la” (2).
Uma coisa é certa, a imagem e a reputação positivas resultam de uma forte identidade corretamente projetada na mente das pessoas através da comunicação.
Por Ana Santiago
Curiosidades
Estudo: Como a imagem dos CEO influencia a reputação das empresas
Lisboa é a 40ª cidade mais reputada do mundo
Portugal é o 19º País com melhor reputação
Saiba quais são as marcas mais reputadas
(1) Balmer, J. M.T. & Greyser, S. A. (2004). Revealing the Corporation.
Perspectives on identity, image, reputation, corporate branding and corporate-
level marketing. London: Routledge.
(2) Ramos, F. (2007). Estratégias e Protocolo para a Comunicação Corporativa. Lisboa: Formalpress.
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