quinta-feira, 29 de agosto de 2013

O Hino da UEFA Champions League



Em dia de sorteio da edição 2013/2014, decidi abordar alguns elementos ligados à organização dos jogos da principal competição europeia de clubes a UEFA Champions League.

Esta prova foi antecedida pela então denominada Taça dos Campeões Europeus, que ao contrário do que sucedeu mais tarde, não era uma iniciativa da União das Associações Europeias de Futebol, mas sim idealizada pelo jornal francês L´Équipe e que funcionava por convites aos clubes. Os primeiros 16 clubes iniciaram a competição em 1955 e o primeiro jogo desta prova teve lugar em Lisboa com participação do Sporting Clube de Portugal.

Em 1992/93 e já sob a égide da UEFA foi introduzido um novo modelo de competição com o nome Champions League, substituindo a anterior Taça dos Clubes Campeões Europeus.

Um dos elementos de maior destaque desta prova, passou pela criação de um hino próprio, que é tocado em todos os jogos e em todos os estádios, com a presença das equipes em campo, sendo referido por jogadores inúmeras vezes como um dos momentos mais arrepiantes e mais impressionantes.

O hino é uma adaptação feita por Tony Britten da música "Zadok the Priest" de George Frideric Handel. Em 1992, a UEFA contratou Britten para criar um hino para a instituição e sua Liga dos Campeões.
Então Britten, junto com a Royal Philharmonic Orchestra e o coro da Academia de St. Martin criaram o hino. O interessante é que ele é cantado em três idiomas diferentes: Inglês, alemão e francês, que são os idiomas oficiais usados pela UEFA.

Aqui fica a letra e a respectiva tradução, do hino oficial da UEFA Champions League

Ils sont les meilleures equipes

Sie sind die allerbesten Mannschaften
The main event
Refrain:
Die MeisterDie Besten
Les Grandes Equipes
The Champions

Une grande reunion
Eine grosse sportliche Veranstaltung

The main event

Ils sont les meilleurs

ie sind die Besten

These are the champions


Refrain:
·        
Die MeisterDie Besten

Les Grandes Equipes

The Champions

Tradução:

· São as melhores equipes, são as melhores equipes, o principal evento. Os mestres, os melhores, as melhores equipem, os campeões. Os grandes e os melhores! Um grande, um soberbo encontro, o principal evento: Estes são os homens, eles são os melhores, Estes são os campeões! Os mestres, os melhores, as melhores equipes, os campeões. Os mestres, os melhores, as melhores equipes, os campeões."

Miguel Macedo


Reacções:

0 comentários:

Enviar um comentário