Mais de 650 gestores de comunicação e especialistas seniores de autoridades europeias de âmbito nacional, regional e local, reuniram-se em Bruxelas de 16 a 17 de Outubro de 2013 para a quarta conferência EuroPCom.
No total, mais de 75 especialistas falaram durante as
sessões plenárias e workshops com foco nas próximas eleições europeias de 2014 e,
mais genericamente, sobre o papel e a posição dos comunicadores públicos
durante o período eleitoral.
É objetivo principal desta Conferência Europeia sobre
Comunicação Pública inspirar cidades e regiões, bem como os principais membros
da UE, de forma a desenharem a sua estratégia de comunicação, formando novas
redes que transcendem fronteiras. Visa igualmente encorajar todos os níveis de
governo para desenvolverem uma política de comunicação para uma UE descentralizada.
A conferência é uma iniciativa do Comité das Regiões,
organizada conjuntamente pelo Parlamento Europeu, pela Comissão Europeia, pelo
Conselho da União Europeia e pela actual Presidência Lituânia bem como pelo Comité
Económico e Social Europeu.
Com honra pertenço ao conselho consultivo da EuroPCOM, que
elaborou o conceito, conteúdo e promoção da conferência.
Este órgão é composto por representantes dos parceiros institucionais, parceiros regionais de conferências anteriores e várias redes europeias de diretores de comunicação (Clube de Veneza e CDAD), agências de comunicação (EACA) e pesquisadores em áreas como a comunicação pública, redes sociais e jornalismo (ECREA).
No decorrer das próximas semanas irei apresentar resumos dos
conteúdos abordados em cada área específica.
Aqui fica o vídeo do resumo da 4ª edição da EuroPCom:
Helder Gonçalves
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