Se (e
é um grande SE) antes de ser um líder, o sucesso rodava todo à sua volta, ao
seu desempenho pessoal, às suas contribuições individuais, à sua capacidade
para realizar as tarefas, agora que é um líder, os seus resultados não dependem
de si; agora, o maior resultado que deve alcançar está na sua capacidade de
inspirar o sucesso dos outros, na sua capacidade para construir e fazer crescer
uma equipa de alto desempenho.
Vá ao Google e procure
“Liderança”; vá lá, eu espero…
Eu fiz isso, para escrever este artigo e encontrei 312 milhões de resultados!!!
A Amazon tem mais de 100,000 livros sobre o assunto; cada um deles apresenta as únicas 5 regras, as 11 novas regras, as 21 leis irrefutáveis da liderança, etc, etc, etc…
Confuso, quando apenas queremos alterar a nossa percepção e mudar o nosso comportamento!
Eu fiz isso, para escrever este artigo e encontrei 312 milhões de resultados!!!
A Amazon tem mais de 100,000 livros sobre o assunto; cada um deles apresenta as únicas 5 regras, as 11 novas regras, as 21 leis irrefutáveis da liderança, etc, etc, etc…
Confuso, quando apenas queremos alterar a nossa percepção e mudar o nosso comportamento!
Pelo meu lado, tenho escrito
muito sobre liderança, ao longo destes 10 anos; enquanto Coach, speaker e
formadora, vejo que a liderança (e não qualquer tipo de liderança, mas sim
aquela que é verdadeira e importante) é instrumental para o sucesso do seu
negócio.
Dito isto, será que o mundo precisa de mais uma opinião sobre líderes, quando já estamos inundados de vozes sobre o tema? Talvez não.
Por isso, em vez de acrescentar mais complexidade ao tema, vou colocar-lhe uma pergunta simples:
Dito isto, será que o mundo precisa de mais uma opinião sobre líderes, quando já estamos inundados de vozes sobre o tema? Talvez não.
Por isso, em vez de acrescentar mais complexidade ao tema, vou colocar-lhe uma pergunta simples:
O que é LIDERANÇA?
A questão engana porque, apesar
da aparente simplicidade, não existe apenas uma resposta correcta. Se perguntar
a 10 pessoas, receberá 13 pontos de vista diferentes!
Pessoalmente, gosto da definição
dada por Kevin Kruse, num artigo da Forbes deste ano. A definição deste autor,
perito em liderança e empreendedor tem ajudado os meus clientes a enquadrar a
liderança como um conceito; recorro a ela muitas vezes, pela sua simplicidade,
clareza e frontalidade.
Kruse define liderança como “um processo de influência social, que
maximiza o esforço dos outros para o alcance de um objectivo”.
Para mim, esta definição
clarifica vários temas. Em primeiro lugar, liderança não é “ser o chefe” e não
nos é concedida pelo simples facto de sermos o chefe.
Podemos ser o fundador da empresa, o financiador, o CEO – mas podemos não ser um líder.
A liderança não é um papel, é um PROCESSO de influência: aqueles que escolhemos liderar têm também de escolher ser liderados e, especialmente, escolhê-lo a SI para os liderar.
Podemos ser o fundador da empresa, o financiador, o CEO – mas podemos não ser um líder.
A liderança não é um papel, é um PROCESSO de influência: aqueles que escolhemos liderar têm também de escolher ser liderados e, especialmente, escolhê-lo a SI para os liderar.
Em segundo lugar, o impacto da
liderança não se vê no líder, mas sim nas pessoas que lidera. Não é por acaso
que Kruse usa a palavra “outros” em
vez de “seguidores”, “empregados” ou outro termo que
transcreva autoridade directa. Esses “outros” podem ser, de facto, empregados
que reportam a si; podem ser também sócios, pares e (sim, é verdade) até mesmo
o seu chefe, o seu principal investidor ou toda a direcção da empresa.
Em terceiro lugar, Kruse fala de “alcance”. Tal como a liderança não é algo que você é, mas antes algo que FAZ, a liderança não acaba consigo mas antes com os resultados que cria.
Em terceiro lugar, Kruse fala de “alcance”. Tal como a liderança não é algo que você é, mas antes algo que FAZ, a liderança não acaba consigo mas antes com os resultados que cria.
Levando o pensamento de Kruse
mais longe, eu proponho que se um executivo ou dono de empresa quer que a sua
empresa cresça, ele ou ela devem compreender e tornar reais estes dois conceitos de liderança:
Os líderes alcançam resultados
Quer seja o CEO ou um estagiário
(sim, claro que um estagiário pode ser um líder), na realidade é para isto que
é pago. Deve entregar resultados mensuráveis e significativos que contribuam
para alcançar a sua visão e os seus objectivos. Apesar de opiniões contrárias,
a liderança não é um conceito enevoado ou uma das chamadas “soft skills”, que
ninguém consegue medir. A qualidade da sua liderança é, na realidade, medida
pelos resultados que lhe permite apresentar.
Se (e é um grande SE) antes de
ser um líder, o sucesso rodava todo à sua volta, ao seu desempenho pessoal, às
suas contribuições individuais, à sua capacidade para realizar as tarefas,
agora que é um líder, os seus resultados não dependem de si; agora, o maior
resultado que deve alcançar está na sua capacidade de inspirar o sucesso dos
outros, na sua capacidade para construir e fazer crescer uma equipa de alto
desempenho.
Isso leva-nos à segunda distinção
importante:
Os líderes não criam seguidores, mas sim outros líderes
Podia escrever um livro enorme
sobre porque é que as pessoas escolhem trabalhar com quem as eleva mas vemos
que esse é um dos valores fundamentais nas empresas que desejam crescer.
O valor da criação de outros líderes é surpreendentemente claro, directo e básico num conceito de crescimento empresarial.
Se as pessoas que selecionou para a sua organização não estão a crescer mentalmente, a expandir as suas capacidades, a tornarem-se capazes de liderar outros e a criar iniciativas, nunca serão capazes de desenhar e executar as tarefas mais exigentes que advirão com o crescimento. Por outras palavras, você precisa de um plano claro e de identificar sucessores capazes de assumir os deveres de líderes, quando o crescimento o chamar para outros desafios. Parece lógico, mas uma sondagem recente mostra que apenas 8% das organizações têm um plano robusto para a sucessão, nos papéis empresariais mais críticos. Sem isso, a sua empresa (e você) estão enterrados, sem hipótese de crescer.
O valor da criação de outros líderes é surpreendentemente claro, directo e básico num conceito de crescimento empresarial.
Se as pessoas que selecionou para a sua organização não estão a crescer mentalmente, a expandir as suas capacidades, a tornarem-se capazes de liderar outros e a criar iniciativas, nunca serão capazes de desenhar e executar as tarefas mais exigentes que advirão com o crescimento. Por outras palavras, você precisa de um plano claro e de identificar sucessores capazes de assumir os deveres de líderes, quando o crescimento o chamar para outros desafios. Parece lógico, mas uma sondagem recente mostra que apenas 8% das organizações têm um plano robusto para a sucessão, nos papéis empresariais mais críticos. Sem isso, a sua empresa (e você) estão enterrados, sem hipótese de crescer.
Nestas breves linhas, apenas
esbocei algumas ideias. Adorava conhecer a sua opinião.
Como define liderança?
Quais são as características mais importantes para uma boa liderança?
Como a pratica na sua organização?
Como define liderança?
Quais são as características mais importantes para uma boa liderança?
Como a pratica na sua organização?
Até breve & Get results!
Helena Gonçalves
Executive Coach
Executive Coach
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